> Regras e Categoria (Atualizada)<

 



Arbitragem

Comportamento e Critérios Básicos

Para preservar a seriedade e idoneidade do corpo de arbitragem, perante os atletas e publico presente; O árbitro deve estar trajado adequadamente ao chegar ao recinto de competição.

Ao chegar ao evento o árbitro deve cumprimentar todos os presentes e jamais parar para falar com um atleta que for competir no evento isoladamente, salvo se estiverem em grupo, para orientações gerais.

O árbitro deve zelar pelo seu comportamento;

 “Com quem” e “o que fala”, pode acarretar consequências negativas.

Exemplo:

  • Jamais comentar sobre a beleza de um(a) competidor(a):
  • Jamais manter esperança de boa avaliação a um(a) competidor(a):
  • Jamais ser influenciado a fazer uma avaliação tendenciosa para um(a) competidor(a):

Procurar permanecer distante dos atletas competidores e estar junto com os demais árbitros e organizadores do evento;

Jamais fumar ou beber bebidas alcoólicas em um campeonato enquanto estiver trajado;

No dia do campeonato o árbitro não tem amigos, atletas nem parentes entre os competidores;

Nunca criticar outro árbitro, isso provoca descrédito geral inclusive o dele próprio.

Atenção Total:

Cada competição NSL consistirá de uma ou mais categorias com distinção por Estatura ou Peso Corporal. O Método de contagem será o sistema de colocação, onde atuam 5 ou 7 árbitros e onde a classificação mais alta e a mais baixa são cortadas. Quando usado um painel de 9 árbitros, as duas notas mais altas e as duas mais baixas são cortadas para o cálculo de cada colocação final do disputante. Empates devem ser resolvidos pelo sistema de colocação mais baixa ou pelas primeiras colocações.

O arbitro deve estar presente na pesagem para, se possível, visualizar os atletas de perto, para tirar dúvidas quanto às qualidades e defeitos dos competidores quando estiverem no confronto.

Ao ser chamado para ocupar seu posto, verificar se a posição de visão é boa, caso contrário, deve se dirigir ao árbitro chefe e solicitar uma correção no posicionamento.

O primeiro item é o preenchimento das súmulas; É importante constar o nome do árbitro, sua assinatura, seu número e a categoria em julgamento.

Quando iniciar a competição evitar conversar com os outros árbitros, falar apenas o essencial e nunca comentar sobre os competidores.

Julgada a categoria, continuar olhando para os atletas no palco. Olhar para trás ou para os lados é desrespeito para com os competidores.

Não se preocupar quando entrar mais de 15 competidores no palco em uma mesma categoria. O correto é esperar o árbitro chefe solicitar a divisão de atletas no palco para os confrontos, pois ele é o responsável pelo andamento dos árbitros.

Caso necessite de melhores condições, como tempo e correção de postura, solicitem ao arbitro central uma solução.

Os árbitros devem ser SEMPRE imparciais.

Prestar atenção no pré-julgamento e eliminar alguns atletas é uma estratégia importante.

O que deve ser observado pelos árbitros no pré-julgamento e finais.

DE FRENTE:

  • Largura dos ombros:
  • Formação dos peitorais:
  • Expansão dos dorsais:
  • Linha de Cintura:
  • Divisão de Abdominais:
  • Coxas:
  • Simetria entre Membros superiores e inferiores.

DE LADO:

  • Verificar proporções:
  • Tríceps e Bíceps:
  • Quadríceps e Crurais:
  • Crurais e Gêmeos:

DE COSTAS:

  • Posterior do deltóide:
  • Trapézio:
  • Lombar:
  • Crurais (posteriores de coxa):
  • Gêmeos:

Competição e Critérios de Julgamento:

Os critérios de julgamento são baseados em três aspectos:

MUSCULARIDADE: (VOLUME/DEFINIÇÃO) significa o tamanho dos músculos em relação á estrutura esquelética, formato dos músculos, qualidade dos músculos (solidez e densidade).

Também inclui a separação entre os determinados grupos de músculos de cada segmento, estriação dentro do músculo ou grupo de músculos, com mínimo de gordura e água entre pele e o músculo, realçando a aparência muscular. (DEFINIÇÃO)

SIMETRIA: É a estrutura harmônica de um físico em relação ao tamanho de todas as porções, gerando proporção entre elas, destaque muscular e desenvolvimento uniforme de cada segmento corporal.

(os músculos devem ter a mesma proporção de hipertrofia em todo o corpo)

APRESENTAÇÃO: A apresentação consiste em mostrar de forma vigorosa à habilidade de posar

Postura e presença de palco são partes importantes da Apresentação. Tom de pele, ensaio das poses coordenadas com a musica e o traje, podem realçar a rotina de apresentação e abrilhantar o espetáculo.

OBS. A coreografia não deve contar pontos para a classificação do atleta.

Este quesito apenas mostra desenvoltura e experiência de palco.

DESQUALIFICAÇÃO E SUSPENSÃO:

Todo atleta estará sujeito à desqualificação de sua colocação no campeonato e SUSPENSÃO dos demais campeonatos no período de um ano se for julgado/flagrado cometendo atitude ilícita e antiesportiva.

Quando chamado ao palco, na ordem de sua categoria, e o atleta não sobe ao palco, ele tem 3° chamadas para se apresentar ao palco, após a 3°chamada, se inicia a contagem de 30 segundos, após esse tempo o atleta não conparecendo ao palco ele esta desclassificado.